BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Maria e a Floresta


Ainda dentro da temática da Floresta e do Dia da Árvore a Educadora Amélia deixa aqui um texto original "Maria e a Floresta" e o registo da árvore feita com os meninos do pré-escolar.


Maria e a Floresta

Estamos no Verão, Maria anda triste e assustada. O pai é bombeiro e todos os dias, sai de casa a correr, para apagar mais um incêndio.

Um dia no seu quarto, Maria pensa…

-Como, posso ajudar o meu pai? E a Floresta? Aos poucos desaparece!...

Maria, tinha uns amigos especiais. Todos os dias falava com eles, ora com uns, ora com outros. Resolveu falar primeiro com o Capuchinho Vermelho.

-Sabes Capuchinho, a tua floresta está a arder.

-A minha floresta? Aquela onde gosto de brincar, de falar com os animais? De colher flores?

-Sim, essa mesma - respondeu a Maria. A Floresta de todas as histórias encantadas.

Então, a Maria e o Capuchinho Vermelho foram falar com os Três Porquinhos. Estes ainda andavam assustados com o ataque do lobo. Mas ao ouvirem o que se passava na floresta, resolveram todos esperar por ele e contar-lhe tudo.

No dia seguinte, quando o sol estava a acordar, o lobo apareceu no prado. Lá estavam, a Maria, o Capuchinho Vermelho e os Três Porquinhos.

-Mas, o que é isto? Tanta gente à minha espera?!... Quem é esta menina? Não conheço.

Maria, contou tudo ao lobo e pediu-lhe

-Por favor, ajuda-nos.

Ora o lobo, que gostava tanto de assustar, tinha uma boa ocasião para o fazer. Sim, porque era preciso assustar os homens, que incendeiam a floresta.

Mas para acabar de vez com os incêndios era preciso, que todos, todos ajudassem, não só eles como todas as personagens dos livros, que Maria conhecia.

Fizeram uma reunião, onde resolveram as atitudes a tomar.

Os Três Porquinhos, Hansel, Gretel, Polegadazinha, o Polergarzito e seus irmãos e os Sete Anões, iam limpar a floresta de todo o lixo que encontrassem.

A Bruxa Má, o Lobo e o Gigante iam vigiar e assustar os homens, que fossem para a floresta com fósforos.

As Fadas Azul, Amarela e Cor de Rosa, já não precisavam de proteger a Bela Adormecida, porque já tinha acordado, então iam voar sobre a Floresta e com os seus pozinhos de pirlimpimpim , iam proteger todas as árvores.

Branca de Neve, Cinderela e a Bela Adormecida, como eram rainhas, mandaram limpar as margens do rio encantado, que passava no meio da floresta. No rio, até já se podia ver outra vez os salmões e as trutas a saltarem de contentes. Já há muito, que não tinham uma água tão limpa e brilhante.

Capuchinho Vermelho, os caçadores, João Sem Medo, Rapunzel e todos os príncipes e princesas foram, para a floresta plantar mais árvores, muitas, muitas árvores. Estas cresciam, cresciam, como nunca se tinha visto, pois estavam protegidas pelas fadas madrinhas .

Esta notícia começou a ser espalhada por todo o mundo. Os meninos liam as histórias e no final, todos recebiam, este segredo encantado. Falavam com os seus pais e seus governantes e todos, todos começaram a cuidar mais da sua Floresta e Rios.

Maria, nunca passou um Verão tão alegre e agradável, é que o seu pai, em vez de apagar incêndios, levava a Maria e os seus amigos a passear pela Floresta Encantada, onde faziam piqueniques junto do rio. No final, todos se divertiam a deixar tudo, mas tudo bem limpo…

Maria Amélia Claro Costa Pedroso

21/3/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário