BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Boca Aberta: 30 anos de memórias










Estante das Tentações - São Martinho

E porque hoje é o dia do nosso agrupamento, um "cheirinho" de castanhas em forma de receitas nos livros da nossa biblioteca.









Empréstimo domiciliário personalizado

 Hoje foi dia de empréstimo aos meninos do 1.º ano. A escolha foi difícil mas muito bem disposta. 

Minirrepórteres em ação! São Martinho

No dia 8 de novembro, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo da Escola Básica de São Martinho celebraram com entusiasmo o Dia de São Martinho (DAC), num dia cheio de momentos inesquecíveis. Da parte da manhã, os alunos visitaram a Igreja Matriz, foram aos carrocéis e também fizeram jogos tradicionais. E, como manda a tradição, o magusto foi o grande momento da tarde, com as castanhas assadas a aquecerem os corações de todos. Para tornar a festa ainda mais animada, as crianças tiveram a oportunidade de saltar à fogueira, uma atividade simbólica que remete aos costumes de São Martinho e que trouxe um toque de magia à celebração. Os alunos do 4º ano para as atividades mencionadas participaram ainda no tradicional corta-mato.

Minirrepórteres 3SM









domingo, 10 de novembro de 2024

Hora do Conto

Nesta semana o grupo 0SM2, participou na sessão da Hora do Conto, atividade dinamizada pela professora Mafalda Marinho. Começamos por recordar a história da semana anterior, “A Estranha Visita” e escutamos a história “A Estranha Surpresa”, da editora The Poets and Dragons Society. Estas histórias fazem parte de uma trilogia, composta por momentos de fantasia, suspense e boas surpresas. Numa noite escura, a velhinha recebeu uma estranha visita do seu bom amigo e a partir daí, sempre oferecia um belo banquete, com muita alegria. Mas, certa noite, à hora marcada, chegou a visita e não encontro nada. A vela apagada, a roca vazia. Na cadeira de baloiço ninguém se mexia. Nem o mocho piava, nem o gato dormia. De repente…

Mais uma vez, a história termina de forma surpreendente.


sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Hora do Conto na EB da Costa

Hora do Conto na EB da Costa onde a professora Mafalda Marinho contou várias histórias como "O Cuquedo", "A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça",  "A ovelhinha preta",  "A estranha visita" ou "A estranha surpresa".

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Minirrepórteres em ação! - "Visita ao Monte Padrão e oficina de arqueologia"

Visita de Estudo ao Monte Padrão e oficina de arqueologia

No dia seis de novembro de dois mil e vinte e quatro, os alunos da turma do quarto ano da Escola Básica de São Martinho foram visitar o Centro Interpretativo do Monte Padrão, em Monte Córdova. Esta visita foi o prémio alcançado pela turma, no ano letivo passado, ao sagrar-se vencedora Municipal das Olimpíadas da Cidadania e do Património. 

Na chegada, os alunos foram recebidos por uma senhora chamada Sofia, que os saudou.   Após esse momento inicial, questionou a turma sobre o que conheciam do Monte Padrão.
Entretanto, apareceu o senhor Rogério que, juntamente com um arqueólogo, também trabalha neste local.  Após uma breve apresentação, ele conduziu o grupo numa visita guiada ao Centro Interpretativo do Monte Padrão. Durante a mesma, deu informações sobre os vestígios que estavam expostos nas vitrinas e nos diversos painéis, colocados ao longo de um friso cronológico, que preenchiam as paredes.

De seguida, prosseguiram para o exterior do museu, em direção ao Castro do Monte Padrão. Neste percurso, passaram por um cruzeiro e uma capela. Fizeram uma paragem neste local onde ficaram a saber que a capela se chama “Capela do Senhor do Padrão”, bem como o porquê deste nome, que acabou por ser atribuído a esse local.

Posteriormente, os alunos foram observar no castro o que resta das construções (muralha, casas, capela, sarcófagos) dos povos que, em tempos muito antigos, habitavam neste local, nomeadamente dois “Domus”, do tempo dos romanos.

Por fim, a turma teve a oportunidade de frequentar uma oficina na qual puderam viver a aventura de ser arqueólogos por um dia. Devidamente equipados com pás, baldes, vassouras e escovas fizeram escavações, durante as quais encontraram objetos/testemunhos do passado que cuidadosamente recolhiam e limpavam. 

O grupo de alunos adorou a visita de estudo, aumentou os seus conhecimentos e ficou mais motivado para a aprendizagem da História e do Património Local.

Minirrepórteres do 4SM








O professor aconselha...

 "Três irmãs" de Heather Morris é uma sugestão de leitura da professora Elisa Machado.


Prometeram nunca se separar.
Entre elas, nasceu um laço inquebrável.
E uma força tremenda para sobreviver.

Contra todas as probabilidades, três irmãs eslovenas sobreviveram a vários anos no mais conhecido campo de morte da Alemanha nazi: Auschwitz.
Livia, Magda e Cibi aguentaram tudo juntas: quase morreram de fome e trabalhos forçados e sofreram todos os requintes de malvadez dos guardas de um dos mais horríveis sítios de que há memória.

Mas, agora, os Aliados aproximam-se e as três irmãs têm de enfrentar uma última provação: a marcha da morte - sim, os nazis querem tentar apagar todas e quaisquer provas da existência de prisioneiros em Auschwitz. Por sorte do destino, Livia, Magda e Cibi conseguem escapar à formação da marcha e escondem-se na floresta durante vários dias, até serem salvas.

E é aqui que esta história realmente começa. Dali, as três irmãs viajam para Israel, a sua nova casa, mas a luta pela liberdade ganha então novas formas. Livia, Magda e Cibi têm de enfrentar os fantasmas do seu passado - além dos segredos que esconderam umas das outras - para encontrar a paz e a felicidade verdadeiras.