BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Dia Internacional dos Museus

 

O Dia Internacional dos Museus, celebra-se hoje, e o International Council of Museums (ICOM) escolheu o tema: O Poder dos Museus​. Neste dia pretende-se explorar o potencial dos museus para trazer mudanças positivas ao mundo. 

​Os museus têm o poder de transformar o mundo à nossa volta. Como lugares incomparáveis de descoberta, mostram-nos o nosso passado e abrem as nossas mentes para novas ideias — dois passos essenciais para construir um futuro melhor. 

O poder de alcançar a sustentabilidade: Os museus são parceiros estratégicos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Enquanto intervenientes fundamentais nas suas comunidades locais, contribuem para uma grande variedade de objetivos, que incluem a promoção da economia social e de curto-circuito e a divulgação de informações científicas sobre os desafios ambientais. 

O poder da inovação em matéria de digitalização e acessibilidade: Os museus tornaram-se locais com jogos inovadores onde as novas tecnologias podem ser desenvolvidas e aplicadas à vida quotidiana. A inovação​​​ digital pode tornar os museus mais acessíveis e envolventes, ajudando o público a compreender conceitos complexos e matizados. 

O poder da construção comunitária através da educação: Através das suas coleções e programas, o que é essencial na construção da comunidade. Ao defenderem os valores democráticos e ao proporcionarem oportunidades de aprendizagem ao longo da vida a todos, contribuem para a formação de uma sociedade civil informada e empenhada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário