BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

terça-feira, 2 de abril de 2024

Dia Internacional do Livro Infantil


As histórias viajam sobre asas,
desejosas de escutar o bater feliz do teu coração
Por Eiko Kadono


Sou uma história viajante. Voo para todo o lado.
Em asas de vento, asas de ondas,
por vezes em minúsculas asas de areia. Claro,
também viajo nas asas de aves migratórias.
E nas dos aviões.
Sento-me ao teu lado. Abro as páginas,
e conto-te uma história, aquela que queres ouvir.
Queres uma história estapafúrdia ou fantástica?
Que tal uma história triste, uma assustadora, ou uma divertida?
Se não te apetecer ouvir agora não faz mal.
Sei que um destes dias vais querer. Quando quiseres,
chama-me, “História viajante, vem cá. Senta-te aqui!”
E eu voo logo para lá.

Tenho montes de histórias para partilhar.
Que tal esta, de uma pequena ilha que se fartou de estar sozinha,
aprendeu a nadar, e foi ter com um amigo?
Ou o conto de uma noite misteriosa em que apareceram duas luas.
Ou aquela sobre quando o Pai Natal se perdeu.

Ah, estou a escutar o teu coração. Está a bater mais depressa.
Bum-bum, bum-bum, catrapim-catrapum, bum-bum,
A história viajante saltou-te em cima e pôs o teu coração aos pulos.
Em breve vais ser tu a história, abres as asas e voas.
E assim nasce no mundo mais uma história viajante.

Sem comentários:

Enviar um comentário