BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

sábado, 31 de outubro de 2009

Top Livros - Outubro


Durante o mês de Outubro, um bocado também por "culpa" de ser um dos livros escolhidos para o Concurso Nacional de Leitura, o livro mais lido foi "Diário de Camila" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

"Quando nos deslocamos a uma livraria e encontramos um livro designado por “Diário”, pensamos logo, oh não... lá vêm as confissões da jovem, da mãe, da tia que tinha um gato, da vizinha que passava o tempo todo na janela, da amiga que tinha acabado com o namorado, do gato, do periquito, ufa... enfim, geralmente as pessoas relacionam o termo “Diário” com algo chato, aborrecido, desinteressante. Contudo, por inúmeras vezes, são induzidas em erro e um exemplo disso é de facto o maravilhoso «Diário Secreto de Camila», escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Camila é uma jovem adolescente portuguesa, filha de uma médica e de um piloto de aviões (que já se encontram separados no início da narrativa) e tem um meio-irmão mais velho que vive em Inglaterra, o que faz dela semi-filha única. Não só sofreu uma súbita mudança de turma, como outras inúmeras mudanças ocorreram na sua vida, adora a avó e o tio Eduardo e, ao contrário da maioria dos adolescentes, sabe exactamente em que momento se apaixonou. (...)

Não se trata só de uma narrativa bela e encantadora, mas também é aquilo que geralmente as jovens raparigas gostam de ler. E realmente, a forma como este obra foi escrita é exemplar, visto tratar-se de uma linguagem minimamente cuidada para a juventude portuguesa, que cada vez mais utiliza a gíria e o calão (como forma de comunicação), de modo a que possa enriquecer mais o seu vocabulário, de uma forma simples, convincente e interessante. "

Crítica de Marisa Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário