BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Semana da Leitura

Declamação de poemas pelos alunos de 5º ano.





O dom das palavras

“Escrevo a palavra girafa
e tu esticas o pescoço.
Escrevo a palavra cachecol
E tu enroscas-te como um caracol.
Escrevo a palavra gripe
E tremes debaixo do lençol.
Escrevo a palavra porta
E tu sais a correr deste poema
Que te pareceu coisa bem torta

                                                                 Teresa Guedes




Pedido de casamento

Ó condessa, condessinha,
ó condessa de Aragão,
venho pedir-te uma filha
que tão lindas elas são.


Minhas filhas não te dou
nem por ouro nem por prata.
Uma foi para o Japão
de viajar não se farta.


Outra foi de submarino
para as profundezas do mar,
tem a paixão dos peixinhos,
a ti não te vai ligar.


Outra foi para enfermeira,
está na sala de operações,
se a quiseres abraçar
levas duas injecções.


Tão contente que eu vinha
tão triste me vou achar.
Nas raparigas de agora
ninguém consegue mandar.

                                               Luísa Ducla Soares



Quem és tu?


Tenho uma mota vermelha

com um leitor de CD,
computador, internet
e uma nova TV.

Tenho piscina aquecida,
um cavalo para montar,
e como sempre marisco
no restaurante, ao jantar.

Tenho sete namoradas,
as sete com moradias,
as sete com lindos olhos,
as sete com ricas tias.

Tenho um pai com muitas notas
e mãe cheia de pulseiras,
são de prata os meus talheres
e de ouro as minhas torneiras.

Afinal tu não existes,
és só aquilo que tens,
um zero todo coberto
de uma montanha de bens.

Luísa Ducla Soares
       



A Lapiseira


Eu posso viver sem sol,

sem ninguém à minha beira.

Mas só não posso viver

sem a minha lapiseira.



Rodo com ela nos dedos,

é varinha de condão,

breve fósforo que acende

lumes de imaginação.



Pássaro de bico negro,

de negro, negro carvão,

que leva com suas asas

a minha voz e canção.




Chamo o sol e os amigos,

assim,à minha maneira,

viajando no papel

só com uma lapiseira.



Luísa Ducla Soares






Sem comentários:

Enviar um comentário