O objetivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente. Saber comunicar em outras línguas traz benefícios para a saúde mental, vida social e também pode ser um grande diferencial na carreira profissional das pessoas. Dessa forma, este dia é um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.
Em 2001 o Conselho da Europa teve a iniciativa de criar a data, que se celebra em todos os 47 países membros desta entidade. Aulas de línguas, sorteios de cursos de idiomas, exibições de filmes, concertos, oficinas, exposições, espetáculos de dança, programas de rádio especiais, encontros e conferências são algumas das atividades realizadas neste dia. Tais eventos tem maior incidência em embaixadas, universidades, institutos de línguas e institutos culturais. Em Portugal as atividades são coordenadas pela EUNIC Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, sob o patrocínio da Comissão Europeia.
Na Europa existem 225 línguas autóctones (aproximadamente 3% do total mundial), 24 línguas oficiais na UE e 60 línguas minoritárias ou regionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário