Mala de histórias
Novembro. As histórias tradicionais não terminaram, pois tenho uma lista de pedidos que pretendo satisfazer. A hora do conto continuará ao longo do ano e agora levarei comigo uma mala muito especial. Inspirada nas “Malas que contam histórias”, de Joana Cavalcanti, fiz um pedido especial ao professor e querido amigo Carlos Pereira: uma mala para a Hora do Conto. Foi-lhe entregue uma pasta para reutilizar, das que guardam manuais pedagógicos, e ficamos a aguardar. Como sempre a expectativa é grande, pois o professor Carlos é muitíssimo criativo e perfecionista. E, como no conto do Patinho Feio, a vulgar mala dos manuais deu lugar a uma lindíssima mala. Ficamos maravilhadas com o resultado.
E, para que servirá a mala?
Com esta mala pretendo colocar adereços relacionados com os contos. Dar a conhecer às crianças os elementos mais marcantes das histórias: uma maçã, um espelho, um relógio, uma cesta, um livro...
O click de abrir a mala consiste na entrada do mundo da fantasia. Ao retirar de dentro um objeto, pretendo aguçar a curiosidade e o imaginário: uma cauda felpuda, de quem será? Que conto sairá da mala?
Estão a imaginar os olhinhos dos pequeninos a quererem ver o que vou tirar de dentro da mala? Eu estou e, estou muito entusiasmada. Espero motivar os mais pequeninos para a leitura e para o mundo fabuloso do Era uma vez.
Em nome da equipa da Biblioteca, agradeço, com muita gratidão e carinho, ao professor Carlos por tornar ainda mais mágico a Hora do Conto,
Ana Mafalda
Sem comentários:
Enviar um comentário