O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril e celebra-se anualmente para promover a leitura, publicação e proteção dos direitos de autor.
Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos ou nascidos em abril.
O principal objetivo deste dia é encorajar as crianças e os jovens a ler mais livros e a desenvolver um amor pela leitura para toda a vida. Para além de promover a leitura, o Dia Mundial do Livro também destaca a importância da proteção dos direitos de autor e o papel dos livros na preservação do património da Humanidade. Serve para lembrar que os livros não são apenas uma fonte de entretenimento, mas também um importante recurso cultural e educativo que precisa de ser protegido e preservado.
Também a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2023, presta homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento se assinalam: Eduardo Lourenço (1923-2020), Eugénio de Andrade (1923-2005), Mário Cesariny (1923-2006), Mário-Henrique Leiria (1923-1980), Natália Correia (1923-1993) e Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013).
Aproveite e leia um livro!
Sem comentários:
Enviar um comentário