BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

domingo, 2 de abril de 2023

Dia Internacional do Livro Infantil


(Ana Ventura)


Eu sou um livro, lê-me. 
por Vagelis Iliopoulus 
Eu sou um livro. 
Tu és um livro. 
Todos somos livros. 
A minha alma é a história que conto. 
Todos os livros contam a sua história. 
Podemos parecer muito diferentes - 
uns grandes, uns pequenos, 
uns coloridos, uns a preto e branco, 
uns com poucas páginas, outros com muitas. 
Podemos dizer coisas parecidas ou completamente diferentes, 
é essa a nossa beleza. 
Seria aborrecido sermos todos iguais. 
Cada um de nós é único. 
E cada um tem direito a ser respeitado, 
a ser lido sem preconceito, 
a ter espaço na tua biblioteca. 
Podes ter uma opinião sobre mim. 
Podes querer questionar ou comentar o que lês. 
Podes voltar a arrumar-me na prateleira 
ou ficar comigo perto, a viajar durante muito tempo. 
Mas nunca deixes que ninguém se livre de mim 
ou me mande para outra estante. 
Nunca peças que me destruam, nem permitas que o façam. 
E se outro livro chegar vindo de outra estante, 
porque algo ou alguém o afastou, 
abre espaço. 
Ele cabe junto a ti. 
Tenta sentir o que ele sente. 
Compreendê-lo. Protegê-lo. 
Podes um dia estar no seu lugar. 
Porque também tu és um livro. 
Somos todos livros. 
Vá, di-lo bem alto para que todos te ouçam. 
«Eu sou um livro, lê-me.» 


Tradução de Ana Castro a partir do inglês



Sem comentários:

Enviar um comentário