BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

domingo, 22 de novembro de 2020

PNL2027 - Um livro por semana




 “Sou um homem bastante idoso. A natureza das minhas ocupações nos últimos 30 anos  proporcionou-me um contacto mais do que banal  com o que pareceria ser um conjunto de homens interessantes  e algo singulares, de quem, até à data, nada foi, que eu saiba, alguma vez escrito – refiro-me  aos amanuenses ou escrivães. Conheci muitos deles, profissionalmente e em âmbito privado e, se quisesse, poderia relatar diversas histórias com as quais os cavaleiros de boa índole poderão sorrir  e as almas sentimentais  poderão  chorar. Mas  renuncio às biografias de todos os outros escrivães por alguns  excertos  da vida  de Bartleby, que era  o escrivão mais estranho que alguma vez vi ou do  qual já  ouvi falar. Embora eu pudesse escrever a vida completa, nada do género se pode fazer quanto a Bartleby.  Creio que não exista  material suficiente para uma biografia integral e satisfatória deste homem. Isso é uma perda irreparável para a literatura. (…)

Bartleby, o Escrivão – Uma História de Wall Street - in Ficção Curta Completa, Herman Melville (2019). Lisboa: E-Primatur

Sem comentários:

Enviar um comentário