BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

sábado, 17 de outubro de 2020

PNL 2027 - Um livro por semana

 "A Rota da Porcelana" de Edmund de Waal






“Estou na China. Estou a tentar atravessar uma rua em Jingdezhen, na província de  Jianxi, a capital da porcelana, a mítica Ur onde tudo começa; chaminés de fornos que trabalham  toda a noite, a cidade “ como uma fornalha  com muitos respiradouros de chamas”, fábricas para a corte imperial, o norte na prega das montanhas  para onde aponta a minha bússola.  É o sítio para onde os imperadores  mandavam emissários  com encomendas para o meu palácio-tanques de porcelana para carpas, incrivelmente altos, taças de pé para rituais, dezenas de milhares de peças para o serviço da sua casa.  (…) É a cidade  dos segredos, mil anos de saberes, cinquenta gerações a escavar, a limpar e a combinar terra branca, a fazer e a estudar porcelana, cidade de oficinas, oleiros, vidradores, decoradores, mercadores, falsários  e espiões. (…)

Não tenho mapas. Tenho as minhas fotocópias agrafadas das cartas do Père d’ Entrecolles, o padre jesuíta francês que aqui viveu há trezentos anos e deixou descrições vividas  de como era feita a porcelana. Trouxe as  cartas  a pensar que ele me poderia servir de guia. Agora parece-me um gesto um tanto afetado e nada prático.”





Sem comentários:

Enviar um comentário