BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

BLOGUE DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO (SANTO TIRSO)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Caretos de Podence

(foto Rui Oliveira)


De chocalhos à cintura e vara na mão, os caretos têm o diabo no corpo. Correm, saltam, dançam, perseguem as raparigas solteiras, intimidam visitantes. A brincar a brincar, este Carnaval recicla tradições e enche de orgulho o povo da aldeia de Podence.

As festas de Domingo Gordo e do dia de Carnaval em Podence são da inteira responsabilidade dos Caretos, seres mágicos que vivem nas máscaras e nos trajes exuberantes, que invadem as ruas desta aldeia para a expurgar dos males e purificar. E, claro está, dar  umas “chocalhadas” nas raparigas casadoiras…

Esta forma de celebrar o Carnaval vem do tempo dos romanos, embora alguns autores reportem as festividades ao período do Neolítico. Certo é que os rituais estavam ligados  à entrada na Primavera e à necessidade das sociedades agrícolas terem boas colheitas. A tradição esteve em risco de se perder nos anos 60, por causa da guerra colonial e da imigração, que afastaram os homens desta aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros. Vinte anos depois, a tradição foi recuperada. Hoje, é uma atração turística.

(fonte: RTP Ensina)

(foto Pedro Granadeiro/GI)

Este ano, os Caretos de Podence passam das ruas da aldeia para as varandas. O tradicional Entrudo Chocalheiro, elevado a Património Imaterial da Humanidade, celebra-se com iniciativas online, prémios e a queima do Entrudo.

Os Caretos de Podence não vão poder correr pelas ruas da aldeia do Nordeste Transmontano, mas vão celebrar o Entrudo Chocalheiro nas varandas e com a “queima” simbólica do coronavírus, o causador da pandemia covid-19. Por causa da pandemia, aquele que é considerado “o mais genuíno carnaval” de Portugal e foi elevado, em dezembro de 2019, a Património Imaterial da Humanidade, não vai sair à rua, mas entre 14 e 16 de fevereiro os tradicionais mascarados vão fazer a festa em moldes diferentes. (fonte: Evasões)

Sem comentários:

Enviar um comentário