“O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” é o tema da celebração do Dia Internacional dos Museus, proposto pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM para 2021. É um convite a todos os que queiram visitar os museus e descobrir o património dos locais onde vivem, seja durante o dia 18 ou na noite do dia 15, fora do horário habitual.
O tema procura desafiar os museus a criar, imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para as instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais do presente, tendo em conta a atual realidade associada à pandemia que afetou grandemente o setor cultural. No entanto, esta crise também contribuiu para promover inovações que já estavam em curso, nomeadamente o processo de digitalização e a criação de novas formas de experiência e difusão culturais.
A Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, celebra-se este sábado, dia 15 de maio. Nesta noite, os museus organizam múltiplas atividades desafiando os visitantes a usufruir de uma experiência cultural diferente, em período noturno.
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.
Data de Início:15 Maio 2021
Data de fim:18 Maio 2021
Sem comentários:
Enviar um comentário